sábado, 29 de abril de 2017

O que é Ansiedade?

Ansiedade é uma palavra que usamos para descrever sentimentos de desconforto, preocupação e medo. Ele incorpora as emoções e as sensações físicas que podemos experimentar quando estamos preocupados ou nervosos sobre alguma coisa. Embora nós geralmente achamos esse sentimento desagradável, a ansiedade está relacionada com a resposta "luta ou fuga" -  é nossa reação biológica normal ao sentimento ameaçado.

Todos nós sabemos como é sentir ansiedade de vez em quando. É comum sentir-se tenso, nervoso e talvez temeroso com o pensamento de um evento estressante ou decisão que você está enfrentando, especialmente se ele poderá  causar um grande impacto em sua vida.
Exemplo:

    * Fazer um exame;
    * Dando entrada em um hospital;
    * Participar de uma entrevista para um emprego;
    * Começar um novo emprego;
    * Se afastar de casa;

    * Passar no Vestibular;
    * Entrar para Faculdade;
    * Ter um bebê;
    * Ser diagnosticado com uma doença;
    * Decidir se casar ou se divorciar; etc...

Em situações como estas é compreensível ter preocupações sobre o que você vai fazer, como vai reagir,  ou qual será o resultado. Por um curto período de tempo você pode até ter dificuldade para dormir, comer ou se concentrar. Então, geralmente, depois de um curto tempo ou quando a situação passou, os sentimentos de preocupação param.

 Qual é a resposta de 'luta ou fuga'?

Como todos os outros animais, nós, seres humanos temos evoluído nas  maneiras de nos ajudar a proteger-nos de perigosas situações de risco de vida. Quando você se sente sob ameaça seu corpo libera hormônios, como adrenalina e cortisol, que ajudam a prepará-lo fisicamente para combater o perigo ou fugir dele. Estes hormônios podem:


   *  Fazer você se sentir mais alerta, para que você possa agir mais rápido;
* Fazer seu coração bater mais rápido para levar sangue rapidamente para onde é mais necessário;

E então, quando você sente que o perigo passou, seu corpo libera outros hormônios para ajudar seus músculos a relaxarem, o que pode fazer com que você trema.

Isso é comumente chamado de "luta ou fuga" resposta - é algo que acontece automaticamente em nossos corpos, e não temos controle sobre ele. Na sociedade moderna, geralmente não enfrentamos situações em que precisamos lutar fisicamente ou fugir do perigo, mas nossa resposta biológica ao sentimento de ameaça é ainda a mesma.

Quando a ansiedade se torna um problema de saúde mental?

Porque a ansiedade é uma experiência humana normal, às vezes é difícil saber quando está se tornando um problema para você,  mas se seus sentimentos de ansiedade são muito fortes, ou duram por muito tempo,  a ansiedade pode ser esmagadora.

Por exemplo:

    Você pode achar que está se preocupando o tempo todo, talvez sobre coisas que são uma parte regular da vida cotidiana, ou sobre coisas que possivelmente nunca vão acontecer,  mas mesmo  assim, se preocupa em se preocupar.
    Você pode experimentar regularmente desagradáveis ​​efeitos físicos e psicológicos da ansiedade, e talvez ataques de pânico.
    Dependendo do tipo de problemas que experimenta, você poderá ter um diagnóstico de um transtorno de ansiedade generalizada - TAG.



Observe se:
* Sair de casa para você é um desafio, porque você tem medo de entrar em pânico e sente  que está sendo observado ou julgado e você quer ter ajuda, mas tem medo de ser julgado.

* Se a ansiedade está afetando sua capacidade de viver sua vida da maneira que você gostaria, vale a pena pensar sobre maneiras de ajudar a si mesmo e que tipo de tratamentos estão disponíveis.
Se você  tiver ansiedade,  poderá se identificar com algumas das sensações físicas e psicológicas abaixo: Lembrando que a ansiedade pode ser diferente para cada pessoa, assim você também pode experimentar outros tipos de sentimentos, que não estão listados aqui.

Sensações físicas:
    * Náusea (sentir-se doente);
    * Músculos tensos e dores de cabeça;
    * Coceiras;
    * Sensação de cabeça leve ou tonta;
    * Respiração mais rápida;
    * Sudorese;
    * Batimento cardíaco acelerado, irregular;
    * Aumento da pressão arterial;
    * Dificuldades para dormir;
    * Necessita do vaso sanitário mais freqüentemente, ou menos freqüentemente
    * Sensação de secura na boca e queimação frequente no estômago.    

Sensações psicológicas:
* Tem experimentando ataques de pânico; Sente-se nervoso; Tem uma  consatante sensação de medo, ou temer sempre o pior;
    Sente-se como se o mundo estivesse acelerando ou freiando;
    Sente como as outras pessoas pudessem ver você está ansioso ou estão sempre olhando para você;
    Sente que sua mente está realmente ocupada com pensamentos;
    Vive em experiências negativas, ou pensando sobre uma situação repetidas vezes (isso é chamado de ruminação);
    Sente-se inquieto e incapaz de se concentrar;
   


Quais são os efeitos a longo prazo da ansiedade?

Se você se sentiu ansioso por muito tempo ou você está frequentemente ansioso, você pode experimentar efeitos adicionais em sua mente e corpo, tais como:

    Problemas para dormir;
    Depressão;
    Leve baixa do sistema imunológico , o que pode torná-lo mais suscetível a certas doenças;
    Fumar ou beber muito, ou usar drogas para lidar com a situação;
    Mudança na Libido;

Você também pode ter dificuldade com os aspectos cotidianos de sua vida, tais como:

    Ficar em um emprego;
    Desenvolver ou se manter relacionamentos;
    Simplesmente conseguir desfrutar bem seu tempo de lazer.

Quais são os tratamentos principais disponíveis?

Os tratamentos mais comuns que o seu médico  pode oferecer para Ansiedade são:

    Medicação;
    Psicoterapia;
    Recursos de auto-ajuda;
 

O tipo de tratamento que o seu médico oferece pode variar dependendo do seu diagnóstico, geralmente e dependendo do seu nível de ansiedade, pode prescrever sessões de psicoterapia, com psicólogos, antes de prescrever medicação.

Terapias

É um processo em que você trabalha com um terapeuta treinado (Psicólogo)  para entender as causas de sua ansiedade e para encontrar estratégias para gerenciá-la.

Existem muitos tipos diferentes de tratamentos  psicológicos disponíveis, mas o  mais comumente prescrito para a ansiedade é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), porque há evidências confiáveis ​​de que ela pode ser eficaz.


Recursos de auto-ajuda

Recursos de auto-ajuda são ferramentas que foram desenvolvidas por profissionais de saúde para você usar por si mesmo, e pode ser útil no controle da ansiedade.


Para acessar recursos de auto-ajuda:

    Você pode comprar livros de auto-ajuda de várias livrarias e sites de organizações especializadas.
    Sua biblioteca local pode ter alguns livros de auto-ajuda para você pedir emprestado gratuitamente.
    

Que outras opções de tratamento existem?
Terapia de relaxamento aplicado

    Terapia de relaxamento aplicada envolve aprender a relaxar os músculos em situações onde você normalmente experimenta ansiedade.
    Ele deve ser feita por um terapeuta treinado - geralmente para 1 sessão por semana, durante 3-4 meses.
     Mais provável para prescrever o relaxamento aplicado se você tiver transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ou agorafobia (um tipo de fobia).

Exercício sobre prescrição

Médicos podem prescrever exercício para uma variedade de problemas, incluindo problemas de saúde mental. Se o seu médico prescreve exercício, eles devem encaminhá-lo para um instrutor qualificado que possa ajudar a criar um programa de exercícios que mais lhe for conveniente.

Meditação

 Como outras pessoas podem ajudar?

Esta parte do texto é para amigos e familiares que querem apoiar alguém que sofre de ansiedade ou ataques de pânico.

Pode ser muito difícil quando alguém que você se preocupa está com Ansiedade Generalizada, mas há coisas que você pode fazer para ajudar.

Tenha EMPATIA com eles...

Tente pensar  como você se sente quando está ansioso sobre algo, e como prefere que as pessoas o ajudem, por exemplo, mantendo a calma e permitindo algum tempo para sua ansiedade passar. Mesmo que a situação de seu amigo ou membro da família possa ser diferente, isso pode ajudá-lo a entender melhor como se sentem quando estão passando por um mau momento.

Seja gentil, não julgue! Deixe a pessoa calma e tente mostrar pra ela que vai passar, apenas mostre que você está lá.
Tente não pressioná-la.

É compreensível querer ajudar alguém a enfrentar seu medo, ou se concentrar em levá-lo para soluções práticas, mas pode ser muito angustiante para alguém se sentir forçado a enfrentar situações antes que ele enfrentaria tranquilo,  mas agora pode até fazê-lo se sentir mais ansioso. Ao ficar calmo e ouvir os desejos de seu amigo ou membro da família, você pode apoiá-lo para fazer com que ele se sinta confortável.

Na verdade o que mais  ajuda é: calma, aceitação, não ficar tentando dissipar isso com argumentos "racionais" ou "lógicos".

Pergunte a pessoa,  como você pode ajudar.

Seu amigo ou membro da família já pode saber como você pode apoiá-lo, -por exemplo, fazendo um exercício de respiração juntos, ou calmamente oferecendo uma distração. Perguntando-lhe o que ele precisa ou como você pode ajudar, você o ajuda a se sentir mais no controle.


Encoraje quem precisa a  procurar ajuda!

Se a ansiedade de seu amigo ou membro da família está se tornando um problema para eles, você poderia encorajá-los a procurar ajuda.
Você poderia perguntar se eles gostariam que você:

    Ajudasse a marcar uma consulta;
    O acompanhasse na consulta, etc.

Cuide de si mesmo

Apoiar alguém pode ser estressante, por isso é importante lembrar que a sua saúde é importante também, certifique-se de cuidar de si mesmo. Cuidar do seu próprio bem-estar pode ajudá-lo a manter a energia, o tempo e a distância que você precisa para poder ajudar alguém.